A melhor maneira de limitar as bactérias em sua escova de dentes é substituí-la de forma regular.

Uma solução paliativa e temporária, é … Em um copo, despeje antisséptico de sua preferencia até cobrir as cerdas. Depois acrescente um pouco de água. Mantenha sua escova nessa solução e troque o líquido toda semana.

Simples não? Na verdade não é bem assim!

Germes, acabe com eles

Lembre-se que mesmo os melhores produtos que não vão matar todos os germes da sua escova de dentes. Na melhor das hipóteses, eles vão matar 99.9% dos germes…

Existem vários produtos para esterilizar sua escova de dentes. Alguns dizem que eles matam as bactérias com o calor ou à luz ultravioleta, sprays que eliminam germes , ou lavagens. Alguns fabricantes têm produzido escovas cujas cerdas dizem conter produtos com ação antibacteriana.

Há indícios de que pelo menos alguns desses produtos não podem efetivamente matar germes. Mas não há nenhuma prova real de que o uso de qualquer desinfetante em sua escova vá reduzir o risco de se contaminar ou ficar doente.

Se você optar por usar um desses produtos, deve certificar-se do que foi recomendado pela ANVISA.

Mas atenção, essa fórmulá não é a solução completa para a higienização de sua escova de dentes.

Não escove os dentes onde você dá descarga.

Na maioria das casas os banheiros são pequenos. E, em muitas casas, o banheiro está muito perto da pia onde você mantém sua escova de dentes.

Cada descarga envia um spray de bactérias no ar. Você não deve querer que o spray da descarga do banheiro chegue perto de sua escova de dentes que está exposta.

Se você manter sua escova longe do banheiro, segue alguma dicas úteis.

  • Mantenha-a lavada. Lave sua escova de dentes cuidadosamente com água da torneira toda vez que você usá-la.
  • Mantenha-a seca. “As bactérias amam um ambiente úmido”. Certifique-se que sua escova tem a chance de secar completamente entre as escovações.
  • Mantenha-a na posição vertical. Guarde a sua escova na posição vertical em um suporte, em vez de colocá-la de cabeça para baixo.
  • Utilize apenas a sua escova. Não importa o quanto você é próximo de sua irmã, irmão, cônjuge ou companheiro, nunca use sua escova dental.
  • Não armazene sua escova de dentes lado a lado no mesmo copo ou suporte junto com escovas de outras pessoas. Sempre que se tocam escovas de dentes, elas podem trocar germes.

“É a bactéria que causa doença periodontal e cáries e mau hálito”.

“Certifique-se de escovar e usar fio dental o mais rápido possível após alimentação, para eliminar algumas dessas bactérias. Enxaguar a boca com um enxaguatório bucal antibacteriano antes de escovar também pode ajudar a eliminar as bactérias antes que possam entrar nas cerdas de sua escova.