Gengivite

Gengivite Aprenda a evitar e tratar

Gengivite é uma inflamação do tecido gengival causada, na maioria das vezes, pelo acúmulo de placa bacteriana devido a falta de uma boa higienização.

É uma doença que atinge milhões de brasileiros e seus principais sintomas são o inchaço do tecido ao redor do dente, alteração de cor do rosa claro para rosa escuro ou vermelho, leve sensibilidade dolorosa e sangramento espontâneo ou durante a escovação.

Quando a causa da gengivite for o acúmulo de sujeira no dente, a melhor maneira de evitá-la é fazer sempre a  escovação após as refeições, utilizando uma escova de cerdas macias e com cabeça pequena. Associar o uso do fio dental pelo menos duas vezes ao dia impede que o espaço entre os dentes fique sujo, o que também previne a gengivite, além da cárie dental. Alguns hábitos, como alimentação saudável e não fumar, além de fazerem bem a saúde geral, também auxilia na prevenção.
Caso o sangramento gengival não regrida após três dias, mesmo com uma escovação criteriosa, deve-se consultar um dentista para o correto diagnóstico. A gengivite, quando não tratada, pode evoluir para uma periodontite, que causa a perda gradual do tecido ósseo ao redor do dente.
O tratamento profissional da gengivite normalmente consiste em uma raspagem supra gengival, mais conhecida como limpeza, e orientação de higiene para a manutenção da saúde bucal. Caso esteja na dúvida sobre técnica de escovação, escolha da escova, creme dental e enxaguatório bucal, peça uma orientação ao seu dentista.