Dentes mais claros

O sorriso dentre os atributos físicos do ser humano, tem valor extraordinário, é o foco da face.  é indispensável elemento de comunicação, de relacionamento, e se for bonito poderá proporcionar excelentes dividendos ao portador.
A falta de um belo sorriso pode  um ser sério problema.  Entretanto, cada vez se torna mais fácil melhorar, corrigir e até mesmo reconstruir um sorriso perdido.

Dentes escurecidos interferem negativamente na aparencia do sorriso.

O que é possível fazer em casa para clarear os dentes?

A dificuldade em adquirir bons hábitos de higiene  oral, pode ser tão grande quanto à de se abandonar hábitos noscivos aos dentes.
Não há técnicas caseiras para se clarear os dentes, o que pode ser feito é a prevenção através de uma higiene oral adequada para evitar que eles escureçam.
Se você que ter dentes mais claros e tem dificuldade para se lembrar deste ritual de higiene que é a escovação e uso de fio/fita dental, procure associar à hábitos aos quais você já está condicionada, como por ex: antes do banho, todas as manhãs, e caso você assista à novela ou noticiário,  antes dos mesmos.  é comum se iniciar a escovação pela parte de fora dos dentes ou  seja, o lado vísivel, esquecendo-se do lado de dentro e entre  os mesmos, que são locais aonde a incidência de cárie é maior, porque é aonde os  alimentos podem ficar retidos e acumular bactérias.  Então é melhor que se inicie a escovação nestas regiões  e deixar as partes mais vísiveis dos dentes por último, já que estes locais não correm o risco de serem esquecidos.

Produtos para a boca com preços acessíveis.

As escovas dentais de boa qualidade geralmente de cabeça pequena, cerdas macias (tres fileiras de cerdas)  e cabo longo são as mais usadas por serem  confortáveis.
Escovas interdentais, fio ou fita dental, tanto faz.
Flúor para bochecho, neste caso é usado pelo adulto para diminuir a sensibilidade no colo dos dentes.  substâncias antimicrobianas ex. periogard, listerine, cepacol, plax etc… ajudam a eliminar bactérias que irritam a gengiva e provocam cáries.

A escolha da pasta e escova de dentes interferem?

Atualmente, encontra-se disponível no mercado uma variedade muito grande de produtos de higiene bucal para quem quer ter dentes mais claros.  Cabe ao dentista, além de educar e treinar o paciente para controle e eliminação de placa bacteriana,  que é aquela substância aderente e esbranquiçada que se acumula na superficie dos dentes quando não se escova bem, que juntamente com os açucares é a responsável pelo acúmulo de bactérias que provocam a cárie.

Ao dentista cabe também a seleção dos meios de limpeza  considerando as necessidades individuais de cada um.  Atualmente já se sabe que 75 a 85% dos cuidados de manutenção da saúde bucal possam ser realizadas pelo próprio individuo.
O uso de escova de dentes é frequentemente confundido com limpeza dos dentes.  na verdade pouco importa o tipo da escova, seja ela manual ou elétrica, o mais importante é a maneira e frequência que o paciente controla a placa bacteriana.
Se você tem dificuldade para usar uma escova de cabeça quadrada no último dente superior, ex. dente do siso,  use então uma escova infantil para esta região.  Da mesma forma, se você não se acostuma com uma escova com um determinado tipo de cerdas, experimente outras, até se adequar com alguma.  um detalhe muito importante é o tempo de uso da escova, quando começar a abrir as cerdas, e porque esta velha, e na hora de ir para o lixo.  escova velha não limpa.
Para aréas difíceis de serem atingidas pela escova tradicional ( dentes posteriores) use escova unitufo, fácilmente encontrada em farmácias, que são também extremamente úteis para quem usa aparelho ortodontico e pontes fixas.
A região com maior facilidade de cariar é entre os dentes, principalmente em adolescentes entre 13 e 16 anos, porque é aonde a escova tradicional não entra, e é ai que entra  o fio dental, que pode ser de qualquer marca,  o importante é usar sempre, e lembre-se; a gengiva que circunda o dente, possui uma espécie de cutícula, em que se pode penetrar com o fio dental cerca de 2 a 3 mm sem problemas, ou melhor, com grandes beneficios, porque vai remover uma coleção de bactérias que costumam ser muito agressivas, provocando inflamação gengival, cáries e maú-hálito.
Aonde há sangramento, há inflamação, e se não for removido o fator que a provoca, a gengiva não poderá cicatrizar.

Pasta de dente-dentifrícios

Atualmente quase todos os dentifricios possuem flúor, que realmente reduz a cárie.
Porém é importante a maneira como a pasta de dentes é usada.  Por ex. no enxague da boca após a escovação.  As pessoas que usam o copo com água, tiram todo o residuo de pasta da boca, consequentemente removem o flúor da saliva, ao contrário, das que enxaguam a boca com a mão.

Enfim; escovas, fio/fitas dentais, bochechos etc.. pode até pesar um pouco no orçamento, mas  ainda é bem mais barato que  um tratamento dentário, e lembre-se que a prevenção vai economizar o  seu  tempo,seu  dinheiro e preservar seus dentes.

Métodos profissionais para clarear os dentes, como são e para quem funcionam?

Para dentes naturais, de uma maneira geral o clareamento caseiro supervisionado pelo dentista, parece ser a melhor alternativa para tornar os dentes mais brancos.  Esta técnica consiste no uso  de um gel que tem em sua composição uma substância que em contato com o esmalte age sem danifica-lo,  tornando- o mais branco, para que mascare a cor da dentina, que na verdade é a responsável pela cor dos dentes, já que o esmalte é transparente.  é confeccionada pelo dentista um aparelho de plástico transparente e bem fininho para acomodar este gel e mante-lo em contato com a superficie do dente.
Pode ser utilizado durante algumas horas diárias e à noite durante o sono.
É indicado quando a pessoa não está satisfeita com a cor de seus dentes, qualquer que seja a sua idade, por ex.  dentes escurecidos por tratamento de canal, amarelados, escurecidos pela idade e manchados por tetraciclina em grau suave.
Mas, é importante saber que este produto age apenas em dentes naturais (esmalte), não clareando obturações de resina, coroas, próteses etc… nestes casos, após o tratamento branqueador, troca-se estas restaurações.
Apesar de ser uma técnica simples, pode apresentar alguns incômodos, como; um certo desconforto do aparelho  de plástico, ligeira sensibilidade nos dentes com água fria e ar ( sensibilidade que desaparece imediatamente terminando o tratamento) e não é possivel prever com exatidão a duração  deste tratamento que pode ser de 2 a 4 semanas.
Existem no mercado kits que contém produtos clareadores, vendidos em farmácias e supermercados, que não são supervisionados por dentistas e podem trazer sérios danos à saúde.

O que se deve evitar para que os dentes não mudem a coloração, e como saber quando a cor dos dentes indicam problema de saúde.

Os dentes podem escurecer devido à ingestão de certos medicamentos  como  tetraciclinas e fluoretos na infância.
O manchamento nos dentes também pode ser provocado por doenças e outras complicações como:

  • Desnutrição,
  • Doenças de infância (sarampo, varicela, escarlatina) hipocalcemia, febre reumática, eristoblastose fetal, e porfiria congênita.

Quando o dente sofre algum traumatismo por pancadas, quedas, mau-hábitos etc…pode sofrer alteração de cor devido à hemorragia no interior do dente.
Na nossa alimentação existem alguns alimentos que possuem corantes e pigmentos que mancham os dentes  (chá, café,  alguns refrigerantes etc..)  Apesar de terem contato apenas com a superfície do dente, podem quando ingeridos com frequência, impregnar o esmalte.  Outro fator de escurecimento, é  o desgaste por bruxismo (ranger os dentes), que remove a primeira camada de esmalte, expondo a dentina, que é altamente permeável e fica impregnada mais fácilmente, com aspecto amarronzado.  Restaurações e próteses antigas  escurecidas, devem ser refeitas.

Enfim, todo e qualquer escurecimento dental, que não seja devido à fatores genéticos e sim provocados, fogem do padrão considerado normal.